terça-feira, 8 de maio de 2012

O metalismo e suas curiosidades - 1

Visualizamos os comentários, nos dias anteriores a 06/05/2012, e de acordo com o leitor Matheus Cardoso iremos colocar mais imagens.


     Falamos em postagens mais antigas como é o mercantilismo atualmente, envolvendo suas práticas. O mercado adota tais práticas de modo aceitável, como os burgueses antigamente fizeram. O metalismo manifesta riqueza em metais preciosos (ouro, prata, cobre, etc.) e hoje o sistema se centraliza no ouro. Alguns programas de premiação quando lucram, transformam toda sua riqueza em ouro e acabam se beneficiando com isso.
     Por ventura, hoje, os metais preciosos valem muito mais que uma cédula (e é informado que uma peça de ouro podem valer até 180 reais, no Brasil). Um dos equívocos do metalismo ocorreu aqui no Brasil! Sim, no Brasil! Em meados do século XIX, onde a moeda eram metais chapados com figuras importantes, ocorreu uma verdadeira rincha entre metalistas e papelistas (que venceram tal). Pesquisando um pouco sobre o assunto, descobriram que um barão denominado Irineu Evangelista de Souza, defendia a moeda feita por metais.
     Essa é uma das curiosidades do Metalismo, que está dentro do conceito de Mercantilismo. Haja história.






















                                                                            Ítalo Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário